Tiro com Arco

tiro-arco

O Tiro com Arco é popularmente conhecido como arco e flecha. Há cerca de 30 mil anos, a prática era utilizada como método de caça. Depois, passou a ser uma arma de guerra muito importante, empregada constantemente nas frentes de batalha dos grandes exércitos.

Atualmente é utilizado nas artes marciais, pelos monges, como instrumento meditativo, no esporte olímpico e principalmente como recurso para o autoconhecimento.

O Tiro com Arco pode ser praticado por todas as pessoas, independente da idade ou sexo. Reduz o stress, controla a ansiedade, melhora a postura e o ganho de concentração. Portadores de deficiência física podem se beneficiar com sua prática. (Fonte: Federação Catarinense de Tiro com Arco)

 

Xadrez

xadrez

O Xadrez é um dos jogos mais populares do mundo, sendo praticado por milhões de pessoas em torneios (amadores e profissionais), clubes, escolas, internet até mesmo por correspondência e informalmente. O Xadrez é um jogo de estratégia, desenvolve a concentração, capacidade de planejamento, tática. Melhora o desempenho escolar porque trabalha a paciência, disciplina e a percepção espacial, capacidade de interpretação e cálculo.

 
 
 
 

Esgrima

esgrima

A Esgrima é o combate onde são utilizadas armas brancas para atacar e defender-se. Atualmente existe apenas a esgrima esportiva, sendo esta dividida em três diferentes tipos de armas, a espada, o florete e o sabre que representam os antigos armamentos utilizados em combate e treino.

 

Seus benefícios são numerosos: aumento da acuidade visual, desenvolvimento da agilidade nos pensamentos e movimentos, fazendo com que o atleta aja em um tempo extremamente curto, aumento da acuidade auditiva e tátil, aumento da concentração e do equilíbrio, desenvolvimento de coordenação perfeita dos movimentos, Incremento da destreza mental, aumento da força de explosão, desenvolvimento de flexibilidade, aumento da força, desenvolvimento do raciocínio e de reflexos rápidos, aumento da resistência muscular, desenvolvimento da criatividade e aumento da autoconfiança e da autoestima. (Fonte: Confederação Brasileira de Esgrima)

 

Badminton

badminton

É um jogo que tem como objetivo rebater uma peteca com uma raquete, parece-se com o tênis.

Propicia o desenvolvimento das habilidades motoras básicas (movimentos fundamentais e combinados), o entusias pela prática esportiva esta relacionado às constantes adaptações as situações lúdicas que o jogo de badminton propicia. Os benefícios motores são: organização e orientação espacial, coordenação-óculo manual, coordenação visio-motora, lateralidade, equilíbrio, coordenação motora fina e grossa e ritmo. Reforça o desenvolvimento da capacidade motora: força, resistência aeróbica, velocidade, flexibilidade e coordenação. Desperta o espírito de competição saudável, com a superação dos próprios limites. Redução do peso corporal e o combate ao sedentarismo através da pratica esportiva.

 

Mergulho

img-mergulho

Existem três tipos de mergulho: livre, autônomo e o dependente ou semi-autónomo (br: umbilical). O mergulho livre ou de apnéia é a modalidade em que o mergulhador não usa equipamentos para respiração subaquática. No mergulho autônomo o mergulhador é auxiliado por equipamentos que ele carrega consigo, que lhe permitem respirar debaixo d’água. Já no mergulho dependente, o suprimento de ar não é levado pelo próprio mergulhador, sendo a alimentação feita a partir da superfície por intermédio de um compressor de ar e de uma mangueira.

 
 
 
 
 
 

Hapkido

img-hapkido

A arte marcial coreana de defesa pessoal Hapkido, tão versátil em seu repertório técnico, contendo torções, projeções, imobilizações, quedas, técnicas de chutes, socos, respirações, armas (bastões, espadas, bengalas) retratada desde sua origem, sua chegada ao Brasil e no mundo, além do panorama atual no país de origem.