Judô

judo

 Sua prática visa aprimorar as qualidades físicas e morais do praticante, com o fim de obter rendimento máximo no menor tempo possível. Ataque e defesa são o método de  ensino. O Judô tem a disciplina e o respeito como base filosófica. Contrubui muito na formação de crianças, jovens e adultos, ensinando princípios como autocontrole,  constância, sabedoria e principalmente humildade.

 Praticar o judô é educar a mente a pensar com velocidade e exatidão, bem como o corpo a obedecer com justeza, o corpo é uma arma cuja eficiência depende da precisão com  que se usa a inteligência.
  
  
  

Kung Fu

kung-fu

Esta arte marcial milenar vem orientando as pessoas, bem como ajudando os jovens a se direcionarem em disciplina, respeito com os colegas.

De um modo geral, estrutura o corpo físico, em combinação com a mente, extravasando as ansiedades, angústias e stresses acumulados no dia a dia, fortalecendo-os. Pode ser praticado por adultos e crianças de ambos os sexos.

Combina-se ginástica completa de todo o corpo, bem como movimentos, denominados Katis, onde compila-se, em sequências baseadas em movimentos de animais, mãos e pernas.
    
 

Karatê

karate

O maior objetivo do Karatê é a perfeição do caráter, através de árduo treinamento e rigorosa disciplina da mente e do corpo. O karate-ka (cultor de karate-do) utiliza como armas as mãos, os braços, as pernas, os pés, enfim, qualquer parte do corpo.

 

Além de ser um excelente meio de auto-defesa, o karate também é um meio ideal de exercício. Ele desenvolve a força, a velocidade, a coordenação motora,o condicionamento físico e é reconhecido também por seus valores terapêuticos.

 

 

Muay Thai

muay-thaiEste esporte ensina aos praticantes o equilíbrio entre o corpo e a mente e se caracteriza po oferecer uma estabilidade maior para o atleta se manter em pé. É baseado em exercícios aeróbicos, divididos por estações, como em uma aula de circuito. O aluno pula corda, faz polichinelo, corre em volta de cones, saltita, faz flexões de braço. É uma aula com grande gasto calórico e com um bom ganho de condicionamento físico.

 

 

 

 

 

Taekwondo

taekwondoApesar de ser uma luta, possui, assim como quase todas as artes marciais, uma filosofia que consiste na valorização da perseverança, integridade, auto-controle, cortesia, respeito e lealdade.

 

 

 

  
  
  
  

Kurash

kurash

O Kurash nasceu na Ásia Central, no Uzbequistão, há mais de 3500 anos. Actualmente, esta arte marcial é o desporto tradicional do país. A palavra significa “ataque” ou “luta” e os atletas usam coletes, um verde e outro azul e a luta é em pé. Tudo se processa maioritariamente à base de golpes. O objectivo da luta uzbeque é fazer cair o oponente de costas. Se o lutador, ao ser derrubado, aterrar com a parte lateral do corpo, com a barriga ou ficar sentado também dá direito a pontos. Mal isso aconteça, o árbitro dá por terminado o “round” e os atletas voltam às posições iniciais.

 

São realizados exercícios cardiovasculares, corridas, pesos, halteres e luta.
Fonte: Tai Chung Pou em Português.

 

Boxe

boxeO Boxe ou Pugilismo é um esporte de combate, no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para defesa como para o ataque. Desenvolve a resistência e força física, treina a movimentação e apura a velocidade de pés e mãos. Oferece condicionamento físico muscular e cardiovascular, melhora a coordenação motora e a percepção de tempo e espaço, aprimora a coragem e perseverança. Permite uma grande queima calórica.

 

 

 

 

 

Capoeira

capoeira

Prática desportiva de luta que consiste num sistema de ataque de defesa, de caráter individual e origem folclórica, afro-brasileira, que tem como características o movimento ritmado e constante, agilidade e rapidez nos movimentos.

Promove a saúde, chamando a atenção para aspectos como a melhora do condicionamento físico, postura, flexibilidade, equilíbrio, resistência física, também na melhora da capacidade de concentração e atenção.

Trabalha de forma prática e efetiva, noções de disciplina, limites e cidadania, oferecendo condições para o desenvolvimento da auto-confiança e auto-estima.

 

 

 

Hapkido

hapkidoAumenta a capacidade física desenvolvendo a coordenação motora, além disso facilita o crescimento e aumenta o domínio corporal. Esse esporte traz vários benefícios como aumento da concentração, equilíbrio, favorece o desenvolvimento intelectual e permite uma melhor perecepção do indíviduo como cidadão.

 

 

 

 

 

 

Jiu-Jitsu

jiu-jitsuNo Jiu-Jitsu, aprende-se que o valor não está em sobrepujar o outro pela agressividade, e, sim, pela nobreza de espírito, domínio dos sentimentos, modéstia, perseverança e eficiência. Os alunos são estimulados a se tornarem seres humanos de princípios. Desenvolve o respeito, coordenação motora, equilibrio emocional.

 

 

 

 

 

 

Kendô

kendoConhecido como a antiga luta de samurais e, também, como o caminho da espada. O propósito do Kendô é cultivar uma boa alma, respeitando o adversário com sinceridade, unindo corpo e mente, desenvolvendo o caráter humano. Essa arte marcial traz honra, lealdade, igualdade ensinando que para ser um atleta é necessário não praticar nenhuma injustiça.

 

 

 

 

 

Sumô

sumo

Com o objetivo de demonstrar que a luta é feita sem armas, de “mãos limpas”, o lutador de Sumô usa apenas o mawashi na luta. O mawashi é uma faixa de tecido grosso que é enrolado em volta da cintura do lutador e serve tanto para proteger as partes intimas quanto para ser agarrada para efetuar golpes.

Desenvolve o equilíbrio, estratégia, respeito.

Ao contrário do que se pode pensar, no Brasil não são somente homens obesos que podem praticar o esporte. Mulheres e crianças também praticam o esporte, e o sobre peso não é um pré-requisito no Brasil, ao contrário do Japão.

 

 

 

Aikidô

aikidoO Aikidô pode ser praticado por jovens/adultos/homens/mulheres e crianças. As aulas de Aikidô incorporam a utilização do bastão (jo), o boken (espada de madeira) e as técnicas de defesa com as mãos limpas, que somados resultarão num eficiente conhecimento de defesa pessoal. Traz inúmeros benefícios oriundos da filosofia da arte que busca a harmonia, o desenvolvimento do “ki” a energia vital, pela diminuição do estresse, pelo conhecimento de defesa pessoal, e especialmente por tudo aquilo que o conhecimento da arte consegue levar pro dia a dia do praticante seja no trabalho, ou no trato das dificuldades que convivemos em nosso dia a dia.

 

 

 

Luta Olímpica

luta olimpicaDois lutadores se enfrentam com o objetivo de derrubar o oponente ou somar o maior número de pontos a partir de movimentos técnicos um embate de força e resistência, em uma das competições mais antigas e emocionantes dos Jogos Olímpicos.
A luta estilo livre nasceu no Reino Unido, tornou-se popular em festivais do séc. XIX e imigrantes irlandeses a levaram para a América
A estreia Olímpica do esporte, em Saint Louis 1904, contou apenas com disputas entre norte-americanos.
As mulheres estrearam nos Jogos um século após os homens, em Atenas 2004 – quando a ucraniana Irini Merleni se tornou a primeira campeã feminina do esporte.